5º Livro Poético - Cantares de Salomão
Autor: De acordo com
o primeiro versículo, Salomão escreveu o Livro de Cantares de Salomão. Este
cântico é um dos 1.005 que Salomão escreveu (1 Reis
4:32). Um dos títulos deste livro, "Cântico dos Cânticos", é
um superlativo, ou seja, serve para indicar que este é o melhor.
Data: Salomão
provavelmente escreveu esse cântico durante a primeira parte de seu reinado.
Isso colocaria a data de composição por volta de 965 AC.
Local: Jerusalém
As muitas
águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo... (Ct 8:7a)
1 – Introdução
Salomão escreveu
três livros: Quando jovem, entre 28 a 30 anos – escreveu: Cantares, o mais
excelente dos Cânticos. No ápice de sua sabedoria, sua segunda obra:
Provérbios, onde encontramos uma profundidade de conhecimento, na qual não
encontramos em nenhum outro livro. Já no fim de sua vida, chegando ao fim de
seus dias, o seu reino estava uma catástrofe, por haver abandonado o por causa
das mulheres estrangeiras que contraiu matrimônio e seus deuses que havia entrado
em Israel, quando escreveu sua terceira obra: Eclesiastes.
O livro de
Cantares é muito importante para os judeus. Em cada uma de suas festas, tem uma
tradição de se ler um determinado livro do Tanask. Por exemplo: na festa da
colheita é lido o livro de Rute diante de toda nação de Israel, na festa do
Purim é lido o livro de Ester. Mas no oitavo dia após á Páscoa, o Rabino abre a
Escritos e lê o livro de Cantares, batem a mão no peito e dizem:
O livro de Cantares não foi escrito apenas, para
demonstrar o amor de Salomão pela Sulamita, e sim para demonstrar o amor de
Deus pela nação de Israel.
1 Rs
4.32 nos garante que
Salomão escreveu 1005 Cânticos dos quais Cantares é considerado o cântico dos
cânticos, e 3.000 provérbios, que não estão todos alistados em seu livro Provérbios.
2 – Contexto do Livro
O livro de
Cantares não é um cântico qualquer, mas é o “Cântico dos Cânticos”, ou seja, “o
melhor dos cânticos”, “o mais importante dos cânticos” de Salomão. O rabino
Aquiba (morto em 135 d.C.) disse acerca desse cântico:
No mundo inteiro não há
algo que se compare ao dia em que Cantares de Salomão foi dado a Israel. Todos
os escritos são santos, mas Cantares de Salomão é santíssimo.
Cantares é um
dos menores livros da Bíblia. Tem oito capítulos e 117 versículos. Mas apesar
de pequeno, e de difícil interpretação, é bastante popular entre judeus e
cristãos.
Esse livro está
classificado no gênero literário Literatura Sapiencial, ou Literatura de
Sabedoria – gênero que apresenta a filosofia ou a maneira de viver do povo
hebreu e de outros povos do Oriente Próximo.
Os personagens
principais de Cantares são o amado (talvez Salomão) e a amada, chamada de
Sulamita – esta talvez seja Abisague, a Sunamita, moça de Suném, vilarejo da
Galiléia, a mesma que cuidou do rei Davi quando ele estava idoso. Essa moça foi
causa de briga entre Salomão e seu irmão Adonias, resultando na sua morte,
conforme lemos em 1 Rs 1:1-4; 2:13-25. A
troca do nome “Sunamita” para “Sulamita” teria se dado para combinar com
“Salomão”. Em hebraico “Salomão” e “Sulamita” têm a mesma raiz (shlm). No
entanto, entre esses dois personagens principais quem mais se destaca é a
amada. É ela quem toma a iniciativa e mais aparece no livro (dos 117
versos, 55 saem diretamente dos lábios dela). Como personagens
secundários, aparecem ainda os guardas (5:7) e as “filhas de
Jerusalém” (5:8), que fazem o coro.
Cantares celebra
a dignidade e a pureza do amor conjugal, é didático e moral em seus propósitos.
Chega até nós neste mundo pecaminoso, em que a luxúria e a paixão mostram-se
por toda parte, em que tentações ferozes nos assaltam e tentam prostrar-nos, quebrando
o padrão de matrimônio dado por Deus. Cantares nos lembra de maneira
particularmente bela como é puro e nobre o verdadeiro amor.
3 – Conteúdo do Livro
a) Personagens
- Uns veem Salomão e a moça Sulamita.
- Outros veem Salomão, a moça Sulamita e seu namorado pastor de ovelhas.
b) História
- Salomão teria vívido esse romance em sua vida real?
- Salomão teria se casado com uma plebeia?
- Ele teria feito rainha uma camponesa?
- Por que não há registro dessa história em Reis e Crônicas?
- Quem teria sido a moça?
- Seria uma dedicação de Salomão a sua primeira esposa (a Filha de
Faraó)?
- Seria uma ideia de amor ideal de Salomão?
- Seria um relato de amor de um hebreu qualquer?
c) Suposições
O escritor
Dr. Hass diz: Salomão foi visitar sua vinha no norte e lá
conheceu uma donzela Sulamita (de Sulém). Bela e gentil, ele se apaixona. Como
ela não o quer de início, ele volta mais tarde disfarçado de pastor e a
conquista. Depois volta e a leva para Jerusalém, onde se casa com ela e a
transforma em rainha.
O Psicólogo
Ocir de Paula Andreata diz:
Salomão se apaixona por Abisague, a moça formosa de Sulém (1 Rs 2.13-25), antes de ser rei, quando a viu no
palácio de seu pai Davi; não se casou com ela por ser plebeia e camponesa, daí
idealizou em sua mente um romance ideal.
Fatos Interessantes:
·
Assuntos não mencionados:
Nenhum dos nomes de Deus, com
essa exceção em algumas versões da Bíblia - “Põe-me como selo sobre o teu
coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o
ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda
do Senhor.” (Ct
8,6) –
Pecado;
Culto de Israel;
Nem alusão a outro livro do
Antigo Testamento.
·
O único livro dedicado completamente ao amor
conjugal, romântico e sexual.
·
O nome
Salomão (Shalom = paz) e
Sulamita (Shalam-zion = pacífica), é sinônimo. Seria
o casamento do “pacificador” e da “pacificadora”. O casamento deve ser
edificado sob o Shalom de Yahweh (a paz de Deus)
4 – Princípios de Cantares para o Crescimento Espiritual
4.1 – Princípios da Pureza Moral:
Manter a
pureza sexual até o casamento é a chave para o estabelecimento de um vigoroso
casamento cristão.
Em vista da
predominante aceitação por parte da sociedade do comportamento sexual imoral, é
de grande importância que o santo povo de Deus renuncie à impureza e faça um
renovado esforço para reconstrução de um compromisso com a pureza moral na
igreja.
Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é
o teu amor do que o vinho. Suave é o aroma dos teus unguentos, como unguento
derramado é o teu nome; por isso, as donzelas te amam. Leva-me após ti,
apressemo-nos. O rei me introduziu nas suas recamaras. Em ti nos regozijaremos
e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; não é sem
razão que te amam. (Ct 1:2-4)
Compreenda que os desejos físicos por sua esposa ou esposo são inteiramente
apropriados.
Conjuro-vos, ó filhas de
Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o
amor, até que este o queira. (Ct 2:7; 3:5)
Conjuro-vos, ó filhas de
Jerusalém, que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira. (Ct
8:4)
Refute qualquer
envolvimento sexual antes do casamento, sabendo que:
·
isto diminui a realização sexual dentro do matrimônio,
·
isto compromete a objetividade necessária em importantes avaliações e
decisões pré-maritais,
·
isto enfraquece seriamente a habilidade de um casal para fazer os
ajustes sexuais necessários dentro do casamento.
Temos uma irmãzinha que ainda
não tem seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia em que for pedida? Se ela
for um muro, edificaremos sobre ele uma torre de prata; se for uma porta,
cercá-la-emos com tábuas de cedro. Eu sou um muro, e os meus seios, como as
suas torres; sendo eu assim, fui tida por digna da confiança do meu amado. Teve
Salomão uma vinha em Baal-Hamom; entregou-a a uns guardas, e cada um lhe trazia
pelo seu fruto mil peças de prata. A vinha que me pertence está ao meu dispor;
tu, ó Salomão, terás os mil siclos, e os que guardam o fruto dela, duzentos.
(Ct 8:8-12)
Famílias cristãs: envolvam-se no
desenvolvimento da moralidade sexual de seus filhos. Encorajem e apoiem a pureza
e virgindade sexual deles. Construam defesas contra
tentativas de seduzi-los em sua retidão sexual. Valorize grandemente a virgindade! Nunca duvide do
valor inestimável de ser capaz de presentear ao seu esposo ou à sua esposa o
seu corpo e alma, totalmente não corrompido e mantido pura pra ele/ela.
4.2 – Conselho para Casais e Namorados
Aprendemos princípios
para a pureza moral, vamos ao conselho
para casais de namorados que encontramos no livro de Cantares e que
nos ajudam no crescimento espiritual.
Usar o namoro
proveitosamente minimiza as dificuldades no casamento.
Muitos casais
entram no matrimônio despreparado para lidar com as coisas que eles
enfrentarão.
Embora curto
e indireto, o conselho dado por Salomão e pela Sulamita deveria ser observado
cuidadosamente por aqueles que estão se preparando para o casamento.
Dize-me, ó amado de minha alma:
onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes repousar pelo meio-dia, para que
não ande eu vagando junto ao rebanho dos teus companheiros? (Ct 1:7)
Compreenda que é da maior importância que nós aprendamos a conhecer e aceitar o
nosso futuro cônjuge como ele é. Aceite como sendo um pensamento errado qualquer plano
secreto para mudar aquela pessoa.
Se tu não o sabes, ó mais formosa
entre as mulheres, sai-te pelas pisadas dos rebanhos e apascenta os teus
cabritos junto às tendas dos pastores. (Ct 1:8)
Saiba que é melhor não levar adiante planos de
casamento do que casar com alguém que você não consegue aceitar do jeito que é.
Dedique
tempo para identificar e resolver possíveis problemas no seu
casamento. Encare-os com
honestidade e franqueza.
As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo;
ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor seria de todo
desprezado. (Ct 8:7)
Determine-se a edificar no casamento um compromisso
vigoroso, inquebrável, de um para com o outro.
4.3 – Princípios para um Casamento Duradouro
Um casamento
bem sucedido é resultado de hábitos disciplinados que têm sido provados através
dos séculos por um incontrolável número de casais cujo amor e compromisso foram
fortalecidos e ficaram mais apaixonados.
Quando hoje
em dia o ambiente cultural guerreia contra o casamento cristão – procurando
redefinir, diluir e iludir o nosso entendimento sobre essa instituição divina –
é essencial recuperar estes princípios dinâmicos. Naturalmente, o primeiro lugar para
onde se deve olhar é a Palavra de Deus. E há lugar mais apropriado do que o
cântico de amor de Deus?
Como é formosa, querida
minha, como é formosa! Os teus olhos são como os das pombas e brilham através
do teu véu. Os teus cabelos são como o rebanho de cabras que descem ondeantes
do monte de Gileade. São os teus dentes como o rebanho das
ovelhas recém-tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produz gêmeo,
e nenhuma delas há sem crias. Os teus lábios são como um fio de escarlata, e
tua boca é formosa; as tuas faces, como romã partida, brilham através do véu. O
teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para arsenal; mil escudos pendem
dela, todos broquéis de soldados valorosos. Os teus dois seios são como duas crias, gêmeas de uma gazela, que se
apascentam entre os lírios. Antes
que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do
incenso. Tu és toda
formosa, querida minha, e em ti não há defeito. (Ct 4:1-7)
Cônjuges: aprendam a arte perdida do amor
verbal.
Aprendam a dizer palavras de amor
que acariciam a alma do seu/sua marido/esposa.
Já entrei no meu jardim, minha irmã, noiva minha; colhi a minha mirra
com a especiaria, comi o meu favo com o mel, bebi o meu vinho com o leite.
Comei e bebei, amigos; bebei fartamente, ó amados. (Ct 5:1-2)
Entenda e creia que o Senhor continua a ver o
relacionamento sexual dentro da santidade do casamento como “muito bom” e o
abençoa.
Formosa é, querida minha, como Tirza, aprazível como Jerusalém, formidável como
um exército com bandeiras. Desvia de mim os olhos, porque eles me perturbam. Os
teus cabelos descem ondeantes como o rebanho das cabras de Gileade. São os teus
dentes como o rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro, e das quais todas produz
gêmeo, e nenhuma delas há sem crias. (Ct 6:4-13)
As
tuas faces, como romã partida, brilham através do véu. Sessenta são as rainhas,
oitenta, as concubinas, e as virgens, sem número. Mas uma só é a minha pomba, a
minha imaculada, de sua mãe, a única, a predileta daquela que a deu à luz;
viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas
e a louvaram. (Ct 6:4-7)
Exaltem no casamento, as virtudes
do seu cônjuge acima das virtudes de outros.
“Eu
sou do meu amado, e ele tem saudades de mim. Vem, ó meu amado, saiamos ao
campo, passemos as noites nas aldeias. Levantemo-nos cedo de manhã para
ir às vinhas; vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as
romeiras; dar-te-ei ali o meu amor. As mandrágoras exalam o seu perfume, e às
nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; eu tos
reservei, ó meu amado.” (Ct 7: 10-13)
5 – Conclusão
O que podemos
ver atualmente é o desprezo por este livro em sua mensagem central que é
ressaltar a atividade sexual em sua forma lícita de prática. Logo, este livro
pode ser utilizado para falar mais abertamente sobre o que é lícito ou não em
relação ao sexo, pois suas revelações nesta área são muitas, apesar da difícil
assimilação por causa dos símbolos utilizados no livro.
Por exemplo, o
“jardim fechado” citado no cap. 4 e v. 12 é visto como uma referência à
virgindade da noiva, podendo ser usada para defender a pureza sexual de nossos
jovens antes do casamento.
Muitas são as
contribuições deste livro para a igreja e o apelo é para que olhemos para ele
com mais cuidado e para que aproveitemos tudo o que nos pode oferecer, afinal, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil
para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”
(2 Tm 3.16).
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