3º Livro do Pentateuco - Levíticos

Autor: Moisés

Data: 1461 a.C.

Local: Foi escrito no deserto

Alvo: Povo de Israel

Palavra-Chave: Santidade

 

Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo. (Lv 11: 45)

1 – Introdução

Os israelitas haviam sido mantidos no Egito durante 215 anos (contando da entrada de Jacó com seus filhos (Gn 47:9) até a saída do povo com Moisés (Ex 12:1-51). É importante observar que o tempo que Moisés (Gn 15:13) e Paulo (Gl 3:15-18) falam em seus textos, é contato a partir da promessa de Deus a Abraão até o pacto Dele com Israel no Sinai quando se cumpriria, e não o tempo total de Israel no Egito). 

O conceito de quem era Deus, estava distorcido pelos egípcios que eram pagãos, esotéricos e politeístas.

O objetivo de Levítico era fornecer instruções e leis para orientar ao povo que havia se distanciado do Deus de seus antepassados (Abraão, Isaque e Jacó).

Para entendermos melhor esse distanciamento dos hebreus para com Deus, é preciso entrar na sua história e conhecer o contexto em que eles estavam inseridos.

 2 – Contexto Histórico do Egito

De acordo com Antônio Gilberto: "O Egito foi fundado por Mizraim, filho de Cão, logo após o dilúvio (Gn 10.6,13)", irmão de Cuxe, pai de Ninrode, o fundador da Babilônia e de Nínive, o pai de toda idolatria antiga. Daí, dá para entender o panteão de deuses daquela civilização.

A cultura egípcia era cheia de artes que retratava a sua vida cotidiana, suas crenças, e sua inteligência. Sobre isso nos diz Charles R. Swindoll: "Pode-se dizer que eram a ‘classe nobre’ daquela época. Na área educacional eles haviam chegado ao ponto máximo." Eles tinham as melhores universidades, a mais alta economia e a cultura mais rica. Vê-se isso até hoje em suas estruturas monumentais e desenhos. 

As cidades egípcias eram grandes, possuíam mercados, escolas, magníficos templos e construções ricamente ornamentadas, estátuas e colunas colossais, oficiantes de charretes, artesãos, ourives, fabricantes de vinho e cerveja, enfim, as mais diversas atividades. 

Os egípcios eram avançados na medicina: tinham bons ortopedistas, obstetras e até  oftalmologistas. Conheciam muito bem o corpo humano por causa da mumificação que faziam em seus mortos os nobres, claro.

Eram religiosos, mexiam com ocultismo, misticismo e magia. 

No panteão dos deuses, os mais conhecidos eram Ísis, Osíris, Hórus, Anúbis, Rá, Seth e Toth. Esses deuses assumiam formas humanas, de animais e da natureza, como fogo, ar, terra e água. Adorava-se o Nilo, o Falcão, o Sol e até o próprio Faraó. Enfim, a religião egípcia era totalmente pagã e impura.

Quanto a sua política o Egito foi sempre uma monarquia absoluta, cujo topo era ocupado pelo Faraó, que detinha o poder político, religioso e militar. “Considerado deus, ostentava o título de filho do Sol.”. “Assim, ele era visto como o principal deus do mundo.” A dinastia dos faraós teve 140 ao todo.

Sobre a vida rotineira entre os egípcios, havia uma grande liberdade, como se podia verificar em numerosos escritos e na moda: as mulheres (exceto no caso da realeza, que se tapavam para não apanhar sol), andavam, da mesma forma que os homens com tronco nu indo dessa forma para o trabalho, exceto em alguns trabalhos em que iam completamente nus. As relações não eram controladas, o incesto era costume na família real e nem mesmo o adultério da mulher era punido, no pior caso, custava-lhes o divórcio ou lapidação. O único tabu estava em considerar a menstruação impura, ao ponto de dispensar os trabalhadores durante o período em que a mulher estivesse menstruada. Com exceção de um faraó que se converteu e que durante o seu reinado proibiu tais práticas, mas que durou pouco, pois morreu cedo - Faraó Aquenáton (reinou de 1352 a 1334 a.C.)

3 – Tema Central de Levíticos

O tema principal de Levítico é a santidade. 

A exigência de Deus a santidade baseia-se na Sua própria natureza santa.

Para isso, Moisés tem um longo trabalho a fazer: ensinar o povo as leis de Deus.

O livro de Levítico é o livro da Lei, mas não é um livro de lei simplesmente. Ele é um grande manual de liturgia para o povo hebreu. 

Algumas pessoas se confundem e afirmam que a Lei está toda em Levítico. Isto é um grande equívoco. Basta analisarmos alguns textos para verificarmos que tais fatos são infundados. A lei da circuncisão está em Gn 17.9-14. A pena capital pela quebra do Shabbat (Sábado) está em Nm 15.32-36. O maior exemplo, porém, são os Dez Mandamentos que se encontram em Ex 20.2-17 e é repetido em Dt 5.6-21.

O nome Levíticos quer dizer chamado por Deus em hebraico. Os levitas eram os descendentes de Levi, filho de Jacó e Lia, que foram separados por Deus para o cuidado com trabalho religioso (culto) da nação de Israel. Existe muita confusão em relação aos levitas e ao sacerdócio. O sacerdócio foi incumbido a Arão e seus descendentes e não a todos os levitas. A confusão se dá porque Arão é descendente de Levi, mas isto não inclui os seus irmãos levitas na herança do sacerdócio.

4 – As Festas Anuais

Páscoa/Pães Asmos – Lembrar-se do sofrimento e da libertação da escravidão no Egito. As duas festas estavam intimamente ligadas.

Primícias – Ocorria nas festas dos Pães Asmos e na Pentecoste, e consistia da oferta dos primeiros frutos da colheita. Representava a benção o Senhor sobre a fartura da Terra Prometida.

Pentecoste – Também era conhecida como festa das Semanas ou da Colheita. Na verdade, o nome Pentecoste só veio ser comumente usado por volta de 300 a.C., devido ao domínio e influência do império Grego e sua cultura. Pentecoste quer dizer “50 dias depois”, pois a festa ocorria 50 dias passados da Páscoa. Eram ao todo sete semanas de celebração, começando com a colheita da cevada com o encerramento na colheita do trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10).

Tabernáculos – Ocorria no sétimo mês e duravam sete dias, fazendo jus ao reconhecimento do número sete como o representante da perfeição nas Escrituras. A festa tinha como objetivo lembrar os 40 anos de peregrinação no deserto. O povo devia habitar sete dias em cabanas para que se lembrasse de que o Senhor os fez habitar em cabanas no deserto (Lv 23.42-43). Por isso também era conhecida como a festa das Cabanas.

Trombetas – Comemorava o início do ano civil dos hebreus. O toque de uma trombeta no 1º dia do mês tisri (7º mês/setembro) anunciava a festa. Provavelmente esta trombeta era feita de chifre de carneiro, que era própria para as cerimônias solenes do antigo Israel.

Dia da Expiação – Era o dia mais solene do ano. O povo devia cessar o seu trabalho e “afligir a sua alma” (Lv. 23.27). Neste dia (10º dia do mês de tisri/setembro) o Sumo Sacerdote entrava no Lugar Santíssimo do Tabernáculo, a fim de fazer a expiação do pecado de todo o povo. Este era o único dia permitido por Deus para que alguém, e neste caso somente o Sumo Sacerdote, entrasse no lugar mais sagrado do Tabernáculo.

5 - Os Sábados Cerimoniais:

Existem dois tipos específicos de sábados no Antigo Testamento, os sábados anuais e os sábados semanais. Paulo não deixa dúvidas sobre qual está a falar.

Os dias de descanso cerimoniais anuais, em conjunto com o festival de ciclo anual, não estavam relacionados aos sábados do sétimo dia ou ao ciclo semanal. Cada um desses outros sábados, ou dias de descanso, caíam numa data fixa do ano, e assim em dias diferentes da semana em cada ano.

Assim, eram propriamente chamados sábados anuais, em contraste com os sábados semanais. Os dias em que o trabalho era proibido “além dos sábados do Senhor” (Levíticos 23:38) eram:

·         O Primeiro Dia dos Pães Asmos – 15º dia do 1º mês (Lv. 23:6);

·         O Sétimo Dia dos Pães Asmos – 21º dia do 1º mês (Lv. 23: 8,11);

·         Dia de Pentecostes – 6º dia do 3º mês (Lv. 23: 24;25);

·         Festa das Trombetas – 10º dia do 7º mês (Lv. 23: 16,21);

·         Dia da Expiação – 10º dia do 7º mês (Lv. 23: 29-31);

·         Primeiro Dia da Festa do Tabernáculos – 15º dia do 7º mês (Lv. 23: 34;35);

·         Sétimo Dia da Festa dos Tabernáculos – 22º dia do 7º mês (Lv. 23: 36).

6 – O Grande Legado de Levíticos para o Novo Testamento:

Este livro que apresenta o manual dos regulamentos do serviço sacerdotal está ligado diretamente aos livros de Êxodo e Números, pela sequência histórica que eles possuem, ou seja, os fatos que envolvem esses três livros se deram no mesmo período e contexto.

A importância de um regulamento para o serviço sacerdotal se dá em função da importância do Tabernáculo e do culto a Deus, para evitar que tivessem elementos pagãos em sua liturgia.

O Novo Testamento nos chama de "nação santa e sacerdócio real" (1 Pe 2:9). Portanto, veremos o que há no livro de Levítico que o relaciona aos demais livros da Bíblia tem a ver com a nossa atividade religiosa e espiritual.

O legado de Levítico é o surgimento da figura do sacerdote que está bem registrada em Hb 5:1.

 

 “O sacerdote era constituído nas coisas concernentes a Deus a favor dos homens, para que oferecesse dons e sacrifícios pelos pecados”.

6.1 - Qual a Relação entre o Sacerdote Levítico e o restante da Bíblia?

O sacerdote torna-se, ao longo da Bíblia, uma figura do próprio Cristo (Hb, 8: 1)

Torna-se, também a figura do pastor. Pois em síntese, era o intermediário entre os homens e Deus. Era ele quem se apresentava perante Deus pelo povo e trazia Dele a Sua bênção.

Na Nova Aliança, a igreja de Cristo também tem essa pessoa, que cuida, que orienta, que intercede e essa pessoa é um "sacerdote" na casa do Senhor (Ap, 1: 6 e Hb, 13: 17)

O sacerdote também figura o cristão, pois cada cristão é chamado na Bíblia de sacerdote de Deus, no sentido de que tem que apresentar a Deus seu sacrifício particular de culto e de adoração (1 Pe, 2: 9)

E ao longo das Escrituras, também possui a figura de um patriarca. Todo patriarca precisa exercer certo pastoreio sacerdotal perante sua família (1 Tm, 3: 2 -5), como o cabeça do lar.

 

É fundamental, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só esposa, equilibrado, tenha domínio próprio, seja respeitável, hospitaleiro, capacitado para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não amante do dinheiro. O bispo deve também governar bem sua própria família, sabendo educar seus filhos a lhe serem submissos com todo o respeito. Porquanto, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus?

 

O texto bíblico acima mostra que antes de ser sacerdote na igreja, o obreiro precisa ser primeiramente sacerdote no lar. Como nesta dispensação, o sacerdócio tem caráter universal, ou seja, todos exercemos um papel sacerdotal no corpo de Cristo, fica implícito que é dever de todo pai ser um sacerdote em seu lar.

Há pelo menos dois exemplos Bíblicos de pais sacerdotes dentro do lar. O primeiro exemplo é o de Josué, quando declarou perante a nação de Israel que pretendia continuar servindo a Deus com o seu lar (Js 24: 15), e o segundo exemplo é de Jó (Jó 1: 5).

Portanto, o grande legado do livro de Levítico é a instituição do sacerdócio e a regulamentação de sua atividade, tanto na vida privada quanto no exercício do seu ministério. Sem este livro, não entenderíamos o ministério de Cristo ao lado do Pai, não compreenderíamos a importância do pastor perante a igreja, não entenderíamos o dever espiritual do pai perante sua família e do cristão na ministração do seu culto a Deus.

7 – Conclusão

Grande parte das práticas ritualísticas de adoração retrata de muitas maneiras a pessoa e a obra do nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Hebreus 10 nos diz que a Lei Mosaica é “a sombra dos bens vindouros”, pelo qual se entende que os sacrifícios diários oferecidos pelos sacerdotes como substituição pelo pecado do povo eram uma representação do sacrifício final - Jesus Cristo, cujo sacrifício seria oferecido de uma vez por todas a favor daqueles que Nele cressem.

A santidade concedida temporariamente pela Lei seria um dia substituída pela obtenção permanente dessa santidade, quando os Cristãos trocariam o seu pecado pela justiça de Cristo (2 Co 5:21).

 

“Aqui, temos o propósito da lei e o propósito da fé: a primeira nos conduz a Cristo; a segunda nos justifica”.

      





















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